A primeira dentição nos humanos ocorre entre os 2 anos e permanece por volta dos 8 anos. Após a queda dos chamados “dentes de leite” os dentes definitivos começam a nascer, com exceção dos terceiros molares, ou chamados comumente de “dentes do siso” que só vão aparecer por volta dos 17-20 anos.
O aparecimento dos dentes do siso causa normalmente um problema na arcada, pois todos os dentes já nasceram e é comum não ter espaço para o nascimento tardio deles. E sem espaço, os dentes do Siso vão empurrando os já existentes e causam muitas dores e desconforto. Se os dentes estiverem em posição correta, uma incisão na gengiva fará com que o aparecimento do dente do siso seja mais fácil. Mas há casos em que eles estão em posição incorreta, então é preciso extraí-los para evitar que causem mais sofrimento ao paciente.
Hoje em dia os alimentos são mais processados e, portanto, mais macios, tirando um pouco a funcionalidade do dente do Siso, que é de trituração. Por isso, muitos dentistas optam por retirá-los e evitar que ao nascerem, altere a estrutura da arcada e cause mais dor.
Cirurgias: dente do siso
Entre dezoito e vinte um anos, geralmente, o dente do siso começa a nascer, provocando desconfortos e até mesmo dores durante o rompimento. Os terceiros molares, conhecido popularmente como "dentes dojuízo" podem causar diversos problemas na arcada dentária, sendo recomendada muitas vezes a extração dos mesmos.
A cirurgia para extrair os sisos deve ser feita após uma avaliação completa do cirurgião-dentista, que irá verificar no raio-x o posicionamento e grau de erupção dos dentes. É necessário ressaltar que os sisos que nascem saudáveis e não provocam problemas, não exigem extração como muitas pessoas pensam.
Os dentes do siso são quatro no total, dois superiores e dois inferiores, localizados à direita e à esquerda da parte posterior da arcada dentária. Algumas pessoas não possuem nenhum dos terceiros molares ou possuem menos do que quatro.
Apenas um profissional em odontologia poderá dizer se é realmente necessário fazer a extração dos terceiros molares. A maioria dos dentistas concorda que não há justificativa para extrair dentes do siso saudáveis, que não provocam dor ou problemas na arcada dentária do paciente. Portanto, nem sempre é necessário se submeter a cirurgia de extração.
A cirurgia para extração dos terceiros molares é feita sob anestesia local, evitando qualquer tipo de dor ou desconforto. Se necessário, o dentista poderá ministrar um sedativo para controlar ansiedade ou nervosismo, deixando o paciente mais tranquilo para o procedimento que dura entre uma e duas horas. A cirurgia é de baixíssimo risco e pode ser feita sem a necessidade de internação.
Após a cirurgia de extração, é necessário manter alguns cuidados como: ter uma alimentação líquida ou pastosa durantes os três primeiros dias, evitar alimentos muito quentes, escovar os dentes da maneira mais suave possível, não ingerir bebidas alcoólicas e utilizar a medicação prescrita pelo dentista.